Este foi um ano muito trabalhoso e de muita para os responsáveis do Grupo Desportivo de Canas Santa Maria.
O ano desportivo começou com algumas dificuldades nomeadamente financeiras e com a direcção do GD Canas Santa Maria a desdobrar-se em esforços para poder cumprir com todos os seus compromissos, objectivos e obrigações assumidas perante os sócios.
A par das despesas inerentes ao futebol, a inscrição da equipa, material, e pagamentos diversos a direcção teve ainda a capacidade e obrigação de cumprir com todos as suas responsabilidades financeiras, actualmente procura solucionar um problema antigo que envolve a construção do murro de vedação do campo de futebol, que se encontra numa fase justificação de valores e apresentação de provas, mas com o empenho dos envolvidos será certamente bem solucionada, defendendo o melhor dos interesses do GD Canas Santa Maria..
No que diz respeito ao futebol a equipa foi construída na base de um valor máximo admissível e suportável pelo GD Canas Santa Maria. Não foi possível ter mais e melhores jogadores e foi neste que apostamos e acreditamos serem capazes de fazer a melhor época possível. Sabendo que o futebol é em muitos clubes e em diversas situações utilizado como a bandeira eleitoral em futuras candidaturas, veja-se o que acontece ao mais alto nível do futebol do país com promessas que não passam disso, tivemos sempre consciência do risco e do impacto que uma descida de divisão poderia provocar entre os que mais gostam de futebol, e nós gostamos e queremos futebol em Canas. Fizemos questão de nunca abdicar do objectivo que nos propusemos desde início, estabilizar financeiramente o clube e manter a equipa de futebol na 1ª Divisão.
O segundo objectivo está cumprido e o primeiro também foi cumprido com distinção uma vez que temos as contas do clube equilibradas e devidamente controladas tendo ainda esta direcção conseguido adquirir uma carrinha, Mercedes Vito de nove lugares que está totalmente paga neste momento, agora podemos começar a preparar tranquilamente a próxima época sem o sobressalto das anteriores em busca de um ano mais tranquilo.
No que ao futebol diz respeito aqui ficam duas ou três directrizes e constatações de uma feliz realidade e que em nada deixa envergonhados os sócios do GD Canas Santa Maria.
Importa antes de mais felicitar os jogadores do Canas Santa Maria pela manutenção na 1ª Divisão de futebol. PARABENS A TODOS!!!!
Neste final de campeonato o Canas a três quatro jornadas a equipa vira sair o seu segundo treinador e estava em último lugar, estava para muitos encontrado o primeiro condenado a descer de divisão, eram já muito poucos aqueles que acreditavam na possibilidade de salvação.
Por vezes o que falta às equipas que se encontram em situação difícil é a tranquilidade, compreensão, força e apoio. De falta de apoio dos sócios o grupo não se podia queixar mesmo as coisas não correndo bem a equipa onde jogava conseguia sempre levar aqueles que gostam realmente do Canas manifestar o seu apoio.
Num dos últimos jogos nomeadamente em Santiago de Cassurens os adeptos começaram a não aparecer, fui então nesta altura que a equipa teve que ser ela a puxar para que os adeptos voltassem a apoiar. Conseguiram esse feito alcançando um empate neste jogo, que até poderia ter sido uma vitória dada a boa prestação da equipa, que apesar de continuarem em último lugar carregou de esperança os adeptos para a recepção ao Cabanas de Viriato no domingo seguinte. Os adeptos voltaram a acreditar e não se fizeram de rogados acorrendo a apoiar os jogadores numa partida que se revelou decisiva para o desfecho da época do Canas de Santa Maria.
A equipa correspondeu com uma vitória e graças ao conjunto de resultados dessa jornada o Canas deixou o último lugar e subiu dois lugares na classificação deixando os lugares da despromoção, alguns dizem mesmo fui uma sorte, sim concordo, mas a sorte e a fortuna só a tem quem a procura e merece. Esta vitória que poderia ter sido mais gorda foi conseguida com muito querer e com grande apoio do público, que veio ao Estádio Dª Máxima Almiro puxar pelos atletas dizer lhes: "Vocês precisam de apoio, aqui estamos!!!" e os jogadores ofereceram aos sócios o que eles mais queriam uma Vitoria.
Fomos para esta última jornada a depender apenas de nós para nos manter na 1ª Divisão embora num campo muito difícil e tendo pela frente o terceiro classificado não tivemos qualquer medo ou receio do jogo. O resultado final foi que perdemos 2 - 1 mas deixamos sobretudo na segunda parte uma boa imagem do que poderíamos ter trazido outro resultado, sofremos um golo cedo e empatamos antes do intervalo, tudo estava a nosso favor, apesar de não estarmos a jogar bem nesta primeira parte.
Mal voltamos do intervalo sofremos novo golo e passamos toda a segunda parte atrás do empate, que nos garantia sem reservas a permanência, não dependendo dos outros resultados. Tivemos várias oportunidades sendo que o Lajeosa apenas teve apenas mais uma grande oportunidade para fazer golo. Lamentamos que a terminar o encontro o árbitro da partida não tenha marcado um penalty a nosso favor já nos descontos, que nos poderia ter dado o empate e poupada alguma ansiedade por não sabermos os outros resultados que teriam influência na nossa classificação.
Felizmente dez minutos após o final soubemos e confirmamos a nossa permanência.
Ao Grupo Desportivo de Canas Santa Maria fica mais uma permanência neste campeonato, aos que apoiaram o Canas nesta luta os nossos maiores agradecimentos e o reconhecimento de que sem eles isto também não seria possível. O nosso Obrigado!
Também não posso deixar de "agradecer" aos que contra nós estavam e desejaram até ao fim do jogo na Lajeosa a nossa descida de divisão, pois foi no negativismos deles que este grupo foi buscar força, animo e coragem para travar estas batalhas, e por mais que doa a alguns o que fica para a história é que o GD Canas Santa Maria é uma instituição grandiosa e mais uma vez foi vitorioso. Estes não são certamente adeptos deste clube, são de outro qualquer que não o Canas Santa Maria.
Para a história fica registado o nome dos elementos da equipa do Canas que conseguiram mais uma permanência com muito orgulho de cada um deles: ZéZé, Criz, Samp, Julião, Tiago, Rebelo, João, Rodrigo, Mota, Dani, Xavier, Mauro, Pedrito, Bruno, Cláudio, Pedras, Vasco, Daniel
Agrademos também ao Márcio, enquanto jogador e treinador, ao Jorge Soares (primeiro treinador) e ao Massagista Rogério (que conduziu os treinos nestas últimas quatro semanas).
Por fim ao António Loureiro e José Cid o reconhecimento que como directores estiveram de corpo e alma com o clube dando a cara até ao último minuto. Um fez um magnifico trabalho aos domingos de "massagista" (António Loureiro) director e não só, dada a ausência do Rogério, nestes dias por estar ao serviço do Tondela, o outro (José Cid) fez o excelente trabalho de "treinador" motivando os jogadores, conseguindo deles o melhor de cada um e tomou as decisões que entendera serem as melhores para o grupo, transmitindo aos jogadores a tranquilidade e força que eles precisavam em todos os momentos, bons e maus.
OBRIGADO a todos os jogadores, directores que contribuíram para este sucesso, sim sucesso pois apesar da extrema dificuldade fomos vitoriosos, agradecer também de forma especial os responsáveis da bilheteira, bar, marcação de campo, roupas, cozinheiros e cozinheiras que prepararam os petiscos durante a época, a todos o nosso reconhecimento que também eles fizeram o seu melhor!!!!
Em breve haverá eleições no GD Canas Santa Maria, a actual direcção voltará a candidatar-se para novo mandato com um projectos novos um dos quais muito arrojado para a Vila de Canas e em particular para o GD Canas Santa Maria.
PARABENS AO G.D. CANAS SANTA MARIA